Especialidades – Dra. Luciane Ribeiro

Procedimentos
e Cirurgias


Confira abaixo as especialidades, procedimentos e cirurgias que fazemos. Cirurgia plástica estética, reparadora e microcirurgia oncológica. Se tiver qualquer dúvida, envie uma mensagem para mim.


Agende uma Consulta

Mamoplastia de Aumento


É um procedimento cirúrgico que tem como objetivo aumentar o volume das mamas e proporcionar um melhor contorno, firmeza e simetria para os seios através da inclusão de próteses de silicone. Geralmente é indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho das mamas. O implante de silicone também é recomendado para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza das mamas, como nas mulheres cuja perda de peso ou gravidez alteraram o formato dos seios. Mulheres que apresentam assimetria mamária também podem ser beneficiadas por este tipo de procedimento.

A cirurgia é indicada para pacientes acima de 16 anos, quando o desenvolvimento das mamas já está completo.

A escolha do tamanho das próteses depende de fatores específicos e individuais como tamanho do tórax, biótipo da paciente e formato e posicionamento da prótese, devendo ser avaliado pelo médico especialista após consulta minuciosa.

O pós-operatório normalmente é tranqüilo, pouco doloroso. Esforço físico com os braços deve ser evitado por, no mínimo, um mês.


Agende uma Consulta

Mamoplastia Redutora


É um procedimento com o objetivo de redução do tamanho das mamas e é realizada por meio da retirada do excesso de gordura, tecido mamário e pele seguido de remodelamento das mamas , para seu formatado natural de cone, e reposicionamento da aréola.

Para definir a quantidade de mama a ser removida são consideradas a dimensão do tórax, o grau de hipertrofia mamária e a vontade da paciente. Assim, o formato e a extensão da cicatriz variam de acordo com o caso, variando de uma periareolar pequena e discreta até cicatrizes maiores em formato de T invertido. O cirurgião normalmente remove o excesso de pele que possibilite deixar a menor cicatriz possível.

A anestesia pode ser local, peridural ou geral.

Habitualmente, a recuperação não é dolorosa; contudo, é comum que ocorra um desconforto tolerável. Não se deve realizar esforço físico durante 21 dias.


Agende uma Consulta

Procedimento de Mastopexia


A mastopexia é o procedimento de elevação das mamas, com o objetivo de reverter o caimento natural dos seios. Portanto, a cirurgia envolve o reposicionamento da aréola e a retirada do excesso de pele, levantando as mamas até sua posição original, observando também a simetria. A mastopexia clássica não altera o tamanho dos seios, podendo ser utilizadas próteses de silicone quando isso for necessário. É o caso das pacientes que tiveram o tecido mamário atrofiado pela idade ou por grandes perdas ponderais, deixando espaços vazios que precisam ser preenchidos, ou daquela com seios muito pequenos e que deseja aumentá-los.

É indicada a medida de acordo com as alterações sofridas pela mama ao longo da vida. Seja pelo efeito dos hormônios — puberdade, gestação, amamentação e menopausa — ou de oscilações de peso, fatores hereditários e até mesmo, o próprio envelhecimento, pois os seios mudam com o tempo e perdem a sua forma e firmeza.

Sendo assim, a cirurgia pode auxiliar nos casos em que os seiosassumam características como:

  • Forma alongada e pendente;
  • Perderam forma e volume;
  • Sem sustentação, quando os mamilos ficam abaixo do sulco mamário;
  • Mamilos e aréolas apontam para baixo;
  • Pele flácida e aréolas alargadas;
  • Uma das mamas ficou mais baixa que a outra.

O procedimento geralmente é indolor, podendo gerar pequeno grau de desconforto.


Agende uma Consulta

Reconstrução de Mama Pós Câncer


A reconstrução mamária é uma cirurgia plástica reparadora, que pode ser realizada após a retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer . A grande maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução com o objetivo de devolver o volume original e renovar a autoestima.

Existem vários tipos de reconstrução disponíveis e o processo pode necessitar de mais de uma intervenção cirúrgica; a definição do tratamento e o tipo de abordagem da Cirurgia Plástica varia de acordo com o tipo de doença e as características individuais da paciente.

Os principais tipos de cirurgia utilizados para reconstruir a forma da mama são:

  • Implantes mamários.
  • Procedimentos utilizando retalhos.
  • Reconstrução do mamilo e da aréola.

Agende uma Consulta

Lipoaspiração Lipoescultura


A cirurgia de lipoaspiração consiste na aspiração de gordura localizada através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, podendo ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas. Geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal. A lipoaspiração tem o objetivo de alterar apenas o contorno corporal e não deve ser encarada como método de emagrecimento.

Pode ser associada a enxertia da gordura para injeção em outras partes do corpo para preencher depressões ou aumento de volumes corporais localizados (a exemplo da região glútea), nesses casos o procedimento passa a ser chamado de Lipoescultura.

A drenagem linfática realizada por fisioterapeuta, é obrigatória no pós operatório por no mínimo 10 sessões, além do uso de cinta de compressão por pelo menos 45 dias.


Agende uma Consulta

Dermolipectomia de Coxas


A dermolipectomia de coxas é a cirurgia plástica utilizada para remodelar as coxas, reduzindo o excesso de pele, em alguns casos removendo o excesso de gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais harmônicos. A cirurgia está indicada quando as coxas tornam-se mais flácidas com o envelhecimento acentuado ou devido ao processo de emagrecimento acentuado por dieta ou cirurgia bariátrica; consiste na retirada do excesso de pele das coxas podendo ou não ser associada a lipoaspiração para retirada do excesso de gordura local.


Agende uma Consulta

Abdominoplastia Dermolipectomia Abdominal


A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é a cirurgia plástica que visa o tratamento do excesso de flacidez e a redução do volume abdominal. Na maioria dos casos, para um melhor resultado estético, do contorno corporal, está indicada a lipoaspiração associada. O objetivo do procedimento é restabelecer a aparência firme e plana da região abdominal assim, fazem parte da abdominoplastia as seguintes etapas cirúrgicas:

  • Eliminar a flacidez da barriga.
  • Amarrar os músculos abdominais para deixar a barriga mais firme.
  • Eliminar estrias da parte inferior do abdômen. Esta geral é uma consequência, pois ao remover o excesso de pele, as estrias existentes ali são eliminadas.

A cirurgia é realizada com anestesia geral ou peridural.

Entre os cuidados pós-operatórios podemos citar o uso obrigatório da cinta de compressão por no mínimo 30 dias e a realização necessidade de drenagem linfática, no mínimo 10 sessões.


Agende uma Consulta

Braquioplastia
Lifting de Braços


A braquioplastia é a cirurgia indicada para quem quer corrigir a flacidez e o excesso de pele nos braços, muitas vezes provenientes de fatores como os genéticos, o avanço da idade ou a perda brusca de peso (após dieta ou cirurgia de redução de estômago). O procedimento é realizado geralmente sob anestesia geral e pode ou não ser associado a lipoaspiração.

Não há referência de dor de forte intensidade no pós-operatório, porém há relatos de aumento de sensibilidade local de caráter transitório.


Agende uma Consulta

Ritidoplastia Lifting Facial


O envelhecimento da face se dá principalmente por perda de gordura, reabsorção das proeminências ósseas, além da flacidez dos tecidos. A ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é um procedimento cirúrgico com fins estéticos que tem como objetivo melhorar e corrigir imperfeições faciais decorrentes do envelhecimento.

Comumente, ela é realizada em pessoas que buscam melhorar o contorno facial, perdido com a queda dos tecidos da face devido, assim como suavizar rugas mais profundas. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais. Durante a intervenção cirúrgica é abordado o terço médio da face para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura; o lifting facial inclui também as seguintes áreas: pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal (região T, que inclui nariz e testa).


Agende uma Consulta

Harmonização Facial


A harmonização facial é um tratamento que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento da face e redução das marcas de expressão. É indicado para indivíduos que buscam uma pele mais jovem e saudável, além de ser utilizado para correções de pequenas deformidades e assimetrias faciais, com resultados bastante naturais.

Antes do procedimento deve ser realizada uma avaliação global da face, porem as regiões tratadas mais frequentemente são os lábios, macas do rosto, olheiras e bigode chinês.

Os preenchedores de acido hialurônico, apesar de terem uma duração mais curta que outros produtos que existem no mercado, são os mais utilizados atualmente devido ao seu alto índice de satisfação e grande poder de reversão com segurança. O tempo de recuperação total após o procedimento varia de acordo com a área tratada, o tipo de preenchedor utilizado e as caraterísticas individuais de cada paciente porém, via de regra, é possível retornar as atividades quase que imediatamente.

Entre os efeitos locais pode haver graus variáveis de inchaço e vermelhidão, que surgem logo após a aplicação do produto e que geralmente regridem espontaneamente em 3-4 dias, permitindo que o resultado final seja visível.

O preenchimento facial é um procedimento médico simples e rápido porém, capaz de gerar complicações severas, logo deve ser realizado por Cirurgião Plástico ou Dermatologista habilitado.


Agende uma Consulta

Procedimento de Otoplastia


O termo Otoplastia em geral é usado para indicar a correção de orelhas proeminentes (de abano), porém outros problemas como sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e outros também são tratadas com técnicas de otoplastia.

As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas malformadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo.

Existe desde o grau mais leve até o mais grave de orelhas em abano, porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Os graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão. Há também casos de macrotia, em que a pessoa tem as orelhas de tamanho acima do normal, ou seja, orelhas muito grandes.

A idade mínima para realização da cirurgia situa-se entre seis e sete anos pois, nessa faixa etária já houve finalização do crescimento da cartilagem das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo. Também coincide com a idade escolar de alfabetização, quando a criança começa a se incomodar com as orelhas proeminentes.


Agende uma Consulta

Procedimento de Blefaroplastia


Com o envelhecimento as pálpebras tornam-se flácidas e pesadas, muitas vezes atrapalhando até mesmo a visão do paciente, que muitas vezes encontra dificuldade em abrir os olhos, nesses casos esta indicado a Blefaroplastia, que apesar de muito delicada, é uma cirurgia relativamente simples.

O procedimento consiste na retirada do excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras.

A região das pálpebras é conhecida por ter a pele muito fina e cheia de vasos, o que proporciona inchaço e coloração arroxeada após o procedimento. Para controlar esses e outros efeitos da cirurgia, é indicado:

  • Nas primeiras 24-48 horas fazer compressas frias para amenizar o inchaço. Geralmente, após três dias, já começa a ocorrer uma melhora desse aspecto;
  • Dormir com a cabeça elevada por 15 dias;
  • Evitar massagear, coçar ou fazer qualquer manipulação do local;
  • Não fazer nenhum tipo de esforço físico;
  • Evitar a exposição solar nessa região por pelo menos 90 dias para garantir uma boa cicatrização.

Agende uma Consulta
Agende uma Consulta